top of page

Uma Rainha do Mar na Terra Redonda

Gabriela Tunes, além de magnífica nadadora, é escritora referência da Terra Redonda, participou da coletânea "Contos da Quarentena" (2020) e é autora de "Máscaras no Varal" (2022) e do poderoso romance "Bondade Branca", a ser lançado em março de 2024. Leia abaixo o depoimento dela nas redes sociais sobre seu desempenho na prova da Rainha do Mar.


Gabriela Tunes


A medalha de 3º lugar na categoria 45+ da prova de 5km do Rei e Rainha do Mar é pesada para mim. Eu sinceramente não esperava. Essa foi a segunda prova de 5km que eu fiz na vida (já fiz duas vezes 6km, uma vez 8km, mas 5km só tinha feito uma única vez). Então, sendo esse evento de magnitude gigante, com mais de duzentas inscritas na prova de 5 km, eu nem sonhava em pegar pódio de categoria. Só que deu.


Fiz em 1h33min, dois minutos abaixo do tempo que gastei na outra prova de 5km (o que não significa nada, porque, nas águas abertas, são tantas variáveis variando o tempo inteiro que é inútil fazer comparações). Na média, nadei para 1min52seg a cada 100 metros. Achei legal. Melhor ainda é saber que tem como melhorar issaê.


Foram duas voltas de 2,5km, sendo que, ao final da primeira, era preciso sair do mar e dar a volta no balão na areia. A primeira volta só sinalizou o que seria a segunda. O vento entrou, a maré estava subindo, o mar cresceu, e foi muito duro fazer a primeira metade da segunda volta. Ali foi a hora de fazer força e ter calma ao mesmo tempo, para sair rápido da situação desfavorável sem, contudo, se exaurir. Os homens largaram 7 minutos na frente, e por isso o relógio marcou 1h40min quando cheguei.


Fui passando por eles ao longo de toda a prova, tentando pegar esteiras o máximo possível. Até consegui, mas podia ter sido mais.


Essa prova fechou meu ano de forma extraordinária. Os búzios já me disseram, sou filha de Iemanjá. Odoyá! Amo nadar no mar!!!!


Esse resultado, essa prova, esse dia, essa viagem, essa medalha, essa paisagem, tudo isso ficará para sempre marcado em mim como um dia de intensa felicidade e êxtase.

Amanhã, volto para a piscina para nadar. Ano que vem, to de volta.


Obrigada, @reierainhadomar pela oportunidade de nadar assim.


E obrigada, muito muito muito obrigada, à @equipaquaticos , e todos os seus professores mas, ESPECIALMENTE, ao @thiagomaciel.s , porque foi ele quem me conduziu pela água diariamente esse ano, em um trabalho impecável, leve, sério e, sobretudo, competente e eficiente. Titi, essa medalha eu te dedico! Obrigada, amigo, você me ajudou de verdade.


VAMOS NADAR

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page