top of page

Antropocenas traz contos deste nosso tempo


A Revista PUB - Diálogos Interdisciplinares, publicação do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública (IBAP), apresenta neste livro Antropocenas, urgente e pertinente, os 15 contos selecionados em seu 4º Concurso Literário. Os textos tratam, sob diversas óticas, do tema do Antropoceno. A ideia de uma nova era geológica ainda é assunto polêmico e muitos especialistas negam que ela tenha começado. Mas a destruição crescente provocada pela ação humana é assustadora e não pode ser revogada por análises teóricas. O aquecimento vertiginoso, o derretimento das geleiras e do permafrost, a extinção de espécies, as bioinvasões e a perda de diversidade dos ecossistemas são alguns dos elementos que compõem o cenário de fundo em que se desenrolam as histórias reunidas neste livro. São cenas do cotidiano da nossa gente, ao mesmo tempo reveladoras daquilo que a humanidade anda fazendo consigo mesma.


Em 2022, o já quase tradicional concurso literário da Revista PUB - Diálogos Interdisciplinares propôs-se a selecionar contos versando sobre o tema do Antropoceno. Foram 40 os trabalhos concorrentes. O certame literário promovido pelo Instituto Brasileiro de Advocacia Pública (IBAP), teve o apoio oficial do GP-ELIDA Grupo de Pesquisas sobre Ecologia, Literatura e Direito Ambiental, Academia Latino-Americana de Direito Ambiental — ALADA, da Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil — APRODAB, da Associação para o Estudo de Literatura e Ecologia — ASLE Brasil, do Curso de Letras da USP (Departamentos de Letras Modernas e de Teoria Literária e Literatura Comparada Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo), da Comissão de Direito Ambiental da OAB/CE, da Comissão Permanente de Meio Ambiente da OAB/SP, da Editora Terra Redonda, do SINAFRESP — Sindicato dos Auditores Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo e do SINDIPROESP — Sindicato dos Procuradores do Estado, das Autarquias, Fundações e Universidades Públicas do Estado de São Paulo.


No dia 5/4, Antropocenas foi lançado em São Paulo, na sede do SINDIPROESP, reunindo autores e amigos numa atividade de conversa sobre os contos da publicação e a importância de ficção na busca de expressão e resposta dos tempos atuais. O livro está à venda no site da Terra Redonda Editora, nas grandes plataformas e também na Amazon, em formato Kindle.



José Nuzzi Neto, Guilherme Purvin, Ana Cristina Bonchristiano, Samara Buoso, Igor Martins Pereira, Sebastião Staut, Marina Yukawa, Madeleine Hutyra, Zeca Sampaio e Sergio Alli.



351 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page