top of page

Sairi Pataxó, autor da Terra Redonda, recebe em sua aldeia o Festival Caju de Leitores

2ª edição do evento acontece de 4 a 7 de setembro de 2023, em Caraíva (BA)


Sairi Pataxó, liderança do povo Pataxó do Xandó e autor de “Boitatá e outros casos de índios” é o anfitrião do evento que reúne autores e pesquisadores indígenas na Aldeia Xandó, na Terra Indígena Barra Velha, no sulda Bahia.


Sairi é escritor, contador de histórias, fotógrafo e ativista pelo meio ambiente. Também é reconhecido como liderança comunitária, articulando demandas sociais e culturais em Barra Velha. Ele diz que sempre adorou as histórias antigas de seu povo contadas por seus pais e avós. Desse gosto de infância nasceu o livro “Boitatá e outros casos de índios”, publicado em 2012, atualmente na 3ª edição, publicado pela Terra Redonda Editora. É uma obra de autoria individual, mas que preserva a memória coletiva indígena. Fala das bravuras dos guerreiros, dos encontros com os encantados, dos ensinamentos da medicina tradicional e do modo de vida de um povo.


Leia um trecho: “Pouco depois de Adalício ter voltado para casa, sua mulher disse que deveriam se mudar, pois a onça era vingativa e, certamente, viria em busca dele. Ao saírem, sua mulher passou o pé na areia em volta da casa (pra deixar liso o chão) e depois ver se a onça havia passado por lá. No outro dia, voltaram cedo à casa. E não é que a onça rebelde passou mesmo por lá! Deixou um rastro por volta de toda a casa durante dois dias seguidos. No terceiro dia, ela já estava ficando podre dos ferimentos.” (O índio e a onça).


Já confirmaram presença no 2º Festicalk Caju LKeitores:

- a poeta, escritora e compositora Márcia Kambeba,

- a artista plástica e professora Arissana Pataxó,

- o escritor, professor e ativista indígena Daniel Munduruku,

- a poeta, escritora e pesquisadora de literatura indígena Trudrua Dorrico,

- a escritora, cordelista, contadora de histórias indígenas Auritha Tabajara,

- a educadora e zeladora dos saberes tradicionais pataxós, a pajé Dona Japira,

- a escritora, ativista, estilista e eco-artesã Aline Kayapó,

- o artista plástico e guardião da pintura ancestral de seu povo Janaron Uhãy Pataxó,

- o professor e pesquisador de língua indígena Awoy Pataxó,

- o ambientalista, filósofo, poeta e escritor Ailton Krenak.


____________ O Festival Caju de Leitores tem patrocínio do Instituto Cultural Vale (@institutoculturalvale) e da MMB Metals (@mmb-metals) com incentivo da Lei Rouanet, Ministério da Cultura (@minc). . #festivalcaju2023 #cajuleitores2023 #festivalcajudeleitores2023 #festivalcaju #cajuleitores #festivalcajudeleitores #literaturaindigena #literaturainfantil #lij #festivalliterario #festaliteraria #sairipataxo

151 visualizações0 comentário
bottom of page