top of page

Parece até que o Lula leu meu livro

Gabriela Tunes


Esse é meu livro “Máscaras no Varal”, cujo texto foi finalista do Prêmio Marielle Franco de Ensaios Feministas de 2022.


Nele, falo da necessidade das políticas de cuidado estarem no topo das prioridades das nações; argumento que, quando mulheres governam, acabam fazendo isso, e tal postura delas acabou resultando em melhores resultados de países liderados por mulheres no enfrentamento da pandemia. Por exemplo, o Brasil, liderado por um machista, perdeu quase 700 mil vidas para a covid, e apresentou taxa de mortalidade altissima, mais de 3 mil mortes por milhão de habitantes; enquanto a Nova Zelândia, liderada por uma mulher, feminista, teve menos de 3 mil mortos em toda a pandemia, e taxa de mortalidade menor do que 300 mortes por milhão de habitantes. Em que pesem todas as diferenças entre esses dois países, os números são ainda muito discrepantes. No livro, discuto tudo isso, e busco as razões pelas quais as coisas aconteceram assim.


Discuto, também, que não basta as mulheres ocuparem os espaços de poder; é preciso TRANSFORMÁ-LOS, para que o poder seja exercido não da forma machista, fálica e bélica, como convencionalmente vem sendo feito, mas de modo feminino e, sobretudo, feminista. E isso significa colocar o cuidado, o trabalho de “cuidar das pessoas”, o trabalho primeiro da espécie humana, o mais importante de todos, o que sustentou e salvou a humanidade durante a crise pandêmica, como centro das políticas de estado, à frente da economia, da guerra e das viagens espaciais.


No meu livro, discuto que as mulheres no poder tendem a fazer isso de forma quase espontânea, por razões históricas e sociais. Mas discuto, também, que essa transformação no modo de exercer o poder, que está sendo puxada pelas mulheres, pelo feminismo, e por outros movimentos sociais, não necessariamente deve ficar restrita às mulheres. Está ao alcance de todOs. Basta querer, basta ouvir as mulheres, basta entender e aceitar que cuidar não é tarefa exclusiva feminina, mas dever de todas as pessoas, principalmente de quem governa.


E, ontem, Lula disse que o verbo não é “governar”, e, sim, “cuidar”. Parece até que leu meu livro. Não leu, eu sei, mas não precisa. Sabe tudo.


____________

"Máscaras no Varal" está à venda no site da Terra Redonda Editora.



5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page