top of page

Livro sobre Política do Livro e Leitura homenageia editor Chico de Paula

Ricardo Queiroz Pinheiro


Ricardo Queiroz Pinheiro (à direita), concede entrevista ao editor Sergio Alli, no lançamento de seu livro, na Primavera dos Livros SP

Então, hoje fechei um ciclo. Ciclo que começou em 2013 na seleção de mestrado de Ciência da Informação da ECA/USP. Fui aprovado, cogitei mudar o tema inicial - que era uma análise sobre o projeto "Agentes de Leitura" - e naquele momento, por intermédio de uma articulação política e profissional, iniciei a participação no processo de construção do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca de São Paulo, que se transformou no tema escolhido do mestrado.


Daí, como observador participante, escrevi a minha dissertação sobre políticas públicas de livro e leitura e participação social, aprendi bastante e conheci muita gente boa. Defendi em 2016, e de lá pra cá foram sete anos de idas e vindas, de contradições, de descobertas, de decepções e mais aprendizado.

(In)felizmente os retrocessos do país mantiveram meu texto atual e com certo grau de interesse.


O lançamento do livro "Participacão Social nas Políticas Públicas do Livro e Leitura" - o texto um pouco modificado da minha dissertação de mestrado - é o fim de uma tarefa que envolve algumas convicções: devolver à sociedade o meu trabalho acadêmico na universidade pública, seguir a luta política nos campos em que atuo, intervir na democratização das políticas públicas e investir no trabalho coletivo que resulte na possibilidade de transformação social.


Foram dez anos.


Ainda há um tanto a fazer. Na vida intelectual, na política, nas coisas do cotidiano. Vou ficar atento ao que vier e ao que puder construir.


São tantas pessoas que merecem ser citadas como parceiras, incentivadoras, inspiradoras... nesse trabalho e na vida - que é prudente resumir no nome da minha companheira Gabriela Junqueira Calazans e do meu amigo saudoso Chico De Paula [homenageado na edição deste mês da revista biblioo], que foi o responsável pela concretização desse livro - , por intermédio de quem agradeço e reverencio, sem o risco de incorrer em esquecimentos, a todas elas.


E assim seguimos.


____________

Ricardo Queiroz Pinheiro é bibliotecário de biblioteca pública e autor do livro PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA POLÍTICA PÚBLICA DO LIVRO E LEITURA, à venda no site da Terra Redonda.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page